Um esquentador a gás denomina-se dispositivo esquentador termodinâmico, em que o último utiliza a energia para elevar a temperatura da água (potável) destinada ao consumo humano. É usado para fins sanitários (chuveiros) e outros usos de limpeza (lavar roupa, lava-louças, entre outros).No âmbito doméstico a fontes de energia mais utilizadas pelos esquentadores são o gás e a electricidade.
Pequena unidade instalada a uma curta distância de onde é necessária água quente. É alimentado por eletricidade, são ativados automaticamente por fluxo ou manualmente através de um interruptor. O consumo energético deste tipo de equipamento é reduzido: variam de 1500 a 5000 Watts e têm capacidade reduzida de aquecimento.
Funciona através dum sensor de fluxo que é activado quando o fluxo de água é detectado e começa o aquecimento. Os esquentadores elétricos variam de 8.000 W (1,91 kcal / s) a 22.000 W (5,26 kcal / s).
Os modelos a gás acendem uma chama que aquece um permutador de calor, através do qual circula a água, podendo atingir 8 kcal/s. Estes modelos devem ser instalados em locais ventilados ou se instalados no interior, pois os gases devem ser expelidos através de um respiradouro para o exterior.