22 Nov
Caldeiras de condensação

Escolher uma caldeira é uma decisão importante. E como tal, vamos explicar o porquê das caldeiras de condensação serem a melhor escolha quando se opta por uma das novas caldeiras.Este avanço na tecnologia foi quase obrigatório para o avanço das caldeiras e para a resolução do grande problema da poluição destas. O processo da invenção tem sido bastante simples de compreender, pois, era necessário aquecer a água a uma temperatura baixa e com um desempenho ligeiramente superior ao das caldeiras convencionais (atmosféricas) e menores emissões de CO2. Levando a que o usuário final verifique economias significativas a médio prazo nas contas de gás e uma contribuição para uma menor poluição atmosférica.O porquê das preocupações anteriormente apresentadas, reside no facto que um aparelho, como as caldeiras, são amplamente utilizados em todo o mundo, e então deve-se investir em pesquisa e desenvolvimento de modelos mais amigos do ambiente do que os modelos existentes.

 Vantagens

As caldeiras de condensação são uma solução muito eficaz a longo prazo, apresentam uma economia de 35% de energia em comparação a outras caldeiras convencionais. Note-se que estas caldeiras têm um preço ligeiramente superior, mas terá uma caldeira económica.Ou seja, o desempenho deste tipo de caldeiras pode chegar a 110%, em alguns modelos. No entanto, as caldeiras convencionais podem aproveitar aproximadamente 80% da energia produzida em comparação com caldeiras de condensação.Este tipo de medida (a percentagem apresentada) traduz o poder calorífico interior de uma caldeira, produzido através do uso do calor latente que ocorre no aquecimento (vaporização) da água.Além das caldeiras de condensação serem económicas, este tipo de caldeiras exibem redução em mais de 50% das emissões de CO2 para a atmosfera, em comparação com outros tipos de caldeiras.

Como funcionam?

Uma caldeira de condensação utiliza o calor dos condensados (fumos) para voltar a aquecer a água através de um mecanismo de saída de fumos com uma inclinação (na posição vertical) especial, de forma que os condensados quentes (fumos quentes) arrefeçam na caldeira e condensem (passam a estado líquido), por conseguinte ficam no estado líquido e são evacuados pelo sifão que todas as caldeiras de condensação possuem. Nas caldeiras convencionais o calor dos condensados é expelido através da chaminé (expelidos para o exterior) sem qualquer aproveitamento térmico.

Outras curiosidades

Em vários países, como em Espanha, só existe autorização para a instalação de caldeiras com tecnologia de baixo NOx ou de caldeiras de condensação. Mas porque se instalam mais caldeiras de baixo NOx do que caldeiras de condensação? Porque o orçamento de instalação de uma caldeira de baixo NOx é menor que a instalação de uma caldeira de condensação. Atualmente, em algumas regiões da Europa existem subvenções que só visam a instalação de caldeiras de condensação, mas ainda predominam as caldeiras baixo NOx porque são mais acessíveis.Existe muita variedade de modelos de caldeiras de condensação e, assim, muitos preços, onde podemos escolher aquele que se adapta às nossas necessidades. As marcas mais famosas do setor são a Baxi e a Roca (actualmente as duas formam a BaxiRoca), não as tornam as melhores marcas, pois agora todas séries de caldeiras são constituídas por materiais muito semelhantes entre si.É de referenciar que pode solicitar um orçamento para instalação de uma caldeira de condensação ajustada à sua habitação sem qualquer tipo de compromisso.

 Reparação de caldeiras de condensação

Apresentamos uma equipa técnica qualificada para manusear e reparar caldeiras de condensação. Conhecemos muito bem as necessidades associadas à sua caldeira de condensação. O bom funcionamento da sua caldeira de condensação garante uma economia no consumo de sua casa, dada a natureza económica destas caldeiras. 

Comentários
* O email não vai ser publicado no site.