22 Nov
Dicas para uma boa utilizacao da sua caldeira

Os incidentes nas instalações de gás são raros, mas fornecemos os meios necessários para evitar qualquer risco, portanto:

  • Certifique-se de que a combustão correta, a chama deve ser azul, se a chama estiver amarela ou vermelha, é que a sua combustão da caldeira é nociva e pode prejudicar a sua saúde.
  • Não obstrua as grelhas de ventilação, nem o tubo de saída de gases das caldeiras ou esquentadores, pois o seu equipamento necessita de ventilação para a combustão.
  • Se sentir cheiro de gás, desligue a válvula de gás,  abra as janelas, não produza chamas ou faíscas, não utilize interruptores eléctricos ou tentar acender o seu forno ou fogão. Chame a assistência técnica para verificar a sua caldeira o mais rápido possível.
  • Evite que a chama do seu aparelho de queima se apague acidentalmente por derrame de líquidos ou correntes de ar (fortes). Pois acidentalmente o equipamento pode não detectar a fuga de gás pelo cheiro e o mesmo se acumular na sua habitação.
  • Não guarde garrafas de gás em zonas susceptíveis a altas temperaturas (queimadores, forno, radiadores, entre outros).
  • Em locais fechados, onde os garrafas de gás estão localizados, devem ser ventilados.
  • Nas instalações de gás butano / propano, monitorize o estado do redutor e da mangueira, bem como a validade do mesmo. Pois se estiverem em mau estado, pode ocorrer uma fuga ou mau funcionamento.
  • Feche o gás, se estiver um longo período fora.
  • Verifique regularmente as saídas de fumos para a rua, se estão desobstruídas e sem danos.
  • Uma boa maneira de ter certeza de que não há fugas de gás é instalar um sistema de alarme de detecção de gás e  com corte automático ao fornecimento de gás. Mas verifique periodicamente o funcionamento dos detectores de acordo com as instruções do fabricante.
  • Recomenda-se uma inspecção da instalação de gás a cada cinco anos e anualmente ao aparelho de queima (caldeira e esquentado) de forma a prolongar a vida dos equipamentos e conservar a eficiência de origem .
Qual é a principal razão para acidentes de gás em casa?

Acidentes de gás ocorrem normalmente devido a falta de manutenção e uso. O proprietário ou usuário da instalação é responsável pelo bom funcionamento.

Qual é o principal problema de uma caldeira?

Uma grande percentagem da população tem caldeira ou esquentador com “má” combustão e não estão conscientes disso. É muito importante saber que uma chama azul é um sinal de combustão adequada, mas, pelo contrário, uma chama cor laranja, que não queima de uniformemente, estará a realizar uma má combustão.

Onde podemos instalar?

O local mais apropriado para a instalação de uma caldeira é o local que apresente todas as condições óptimas de ventilação. O instalador é obrigado a forçado a instalar o equipamento num local que atenda à regulamentação vigente.

Quantas vezes deve-se fazer uma inspecção à instalação de gás?

A inspecção obrigatória pela empresa de gás é de cinco anos. Por sua vez, você deve executar uma inspecção e manutenção do forno, fogão ou caldeira de forma anual.

Quão seguras são as caldeiras e quantos anos de vida tem?

Quando as revisões são realizadas por um serviço técnico autorizado pela Indústria Representante as caldeiras são seguras. A vida útil média de uma caldeira é de 15 anos, embora até 30 anos, se tiver realizado correctamente manutenção.


Dicas de economia

Um termostato ambiente, será capaz de ajustar a temperatura da água a todo o momento, consequentemente economizará.Hoje em dia existem muitas marcas de caldeiras com vários modelos, isso significa que temos uma grande variedade que nos permite eleger a caldeira perfeita para nossa casa.As caldeiras comerciais domésticas podem ser classificadas em três faixas:

  • 23-25 kW – Para 1 quarto-de-banho;
  • 28-29 kW – Para 2 quartos-de-banho;
  • 33-35 kW – Para 3 quartos-de-banho;

Nas casas até 110 m², com 23 KW de potência dará energia suficiente para realizar o aquecimento de toda a casa. A potência traduzida em aquecimento que obteremos, apenas significa que vai demorar mais tempo para aquecer os radiadores.Nota: Os valores apresentados não são assertivos, são uma aproximação dos reais para ter uma idéia da potência que você precisa.

Poupar energia com caldeiras de condensação.

Com as Caldeiras de condensação economiza 35% de energia em comparação com outras caldeiras convencionais. Note-se que estas caldeiras têm um preço mais elevado, mas apresentam mais economia. São uma solução muito eficaz a longo prazo.Este tipo de caldeira reduz em mais da metade as emissões de CO2 para a atmosfera, em comparação com outras caldeiras.Uma caldeira de condensação utiliza o calor dos condensados para voltar a aquecer a água, com o queimador em funcionamento na vertical os condensados caiem por gravidade para um sifão no fundo da caldeira para depois evacuar para o ralo.

Como poupar energia em caldeiras de baixa NOx.

O gás NOx (óxido de nitrogênio) afecta negativamente a atmosfera, o gás é libertado pela combustão de combustível na nossa caldeira.As caldeiras de baixo NOx funcionam a temperaturas baixas dentro da câmara de combustão , libertando menos óxido de azoto para a atmosfera, mas isto pode originar a caldeira a perder algum rendimento, pelo que recomendamos caldeiras de NOx 5, ou seja, o consumo de gás é equivalente às convencionais, mas emitem menos NOx, sendo mais económicas.As caldeiras de baixo NOx de nivel 5 são caldeiras de estanque, ou seja, utilizam o ar exterior da habitação para a combustão.

Faça a manutenção da sua instalação.

Uma boa manutenção de sua caldeira e seu circuito de aquecimento ajuda a reduzir o consumo, tanto quanto possível.Deve realizar uma revisão  anual a sua caldeira e ao seu circuito de aquecimento no início de cada Inverno.

Ser aconselhado por um profissional.

Pergunte ao seu técnico sobre o tipo de caldeira que tem instalada e o desempenho sazonal do mesmo, uma vez que é mais importante do que o desempenho instantâneo. Em caldeiras antigas geralmente não atinge 70%.Interesse-se por novas tecnologias nas caldeiras murais, baixo NOx ou condensação pois consegue poupanças significativas sobre caldeiras convencionais e ajudara o meio ambiente.Se a sua caldeira tem muitos anos, deve considerar a mudança imediata, não espere que falhe.Numa casa que consuma 1200 € de gás ao ano , uma caldeira de condensação é amortiza em cinco anos.

Regulamento, o controlo de caldeira por termostato ambiente

Verifique o tipo de controlo que tem instalado. Se acha que o seu relógio programador requer atenção continua para optimizar a temperatura. Recomendamos colocar ou substituindo-o por uma programação crono-termostato.Procure dispositivos com controlo PID proporcional derivativo, optimiza ainda mais o uso de sua caldeira. Consulte instaladores e técnicos autorizados de forma a evitar uma compra desadequada, pois nem todos os termostatos digitais programáveis são adequados.Verifique a localização do seu termostato. A localização ideal é numa parede em frente a um radiador, onde a circulação de ar é adequada, onde não haja luz solar directa, nem obstáculos que detenham a correta circulação do ar, como portas, cortinas, entre outros.Verifique a temperatura de aquecimento e água quente na caldeira. Colocar os radiadores de aquecimento a altas temperaturas consome mais energia sem ser útil para o seu conforto.Embora os modos “conforto” e “económico” (dia e noite), apresentem pequenas variações de 1-2 ° C são responsáveis por 10% de despesa adicional.

Coloque válvulas termostáticas nos radiadores.

Normalmente controla a temperatura da sua casa através do termostato, o único elemento para todas as estâncias.Um elemento simples para controlo de temperatura dos quartos é uma válvula termostática do radiador. É um elemento que controla a temperatura ambiente, na própria chave do radiador, o que é facilmente ajustável usando uma escala de números que podem variar de 1-5.Aproveite antes do próximo Inverno e Outono e substitua as suas torneiras dos radiadores normais por torneiras termostáticas.Advertimos que não é verdade que um aquecimento gasta menos por estar ligado durante todo o dia.Não deve colocar a sua temperatura de conforto de aquecimento em regime contínuo (24 horas), o sistema ideal para a activação do aquecimento é durante os períodos de ocupação e uso durante o dia, aquecendo as paredes, móveis, pisos, tetos, janelas, portas, etc . Posteriormente esses materiais irão devolver o calor acumulado para o ambiente.

Não bloqueie radiadores.

Os radiadores funcionam por convecção. O ar frio é mais denso e desce até ao chão, quando em contacto com a superfície quente do radiador rapidamente sobe para o teto da divisão.Este fenómeno é conhecido como uma convecção natural, e gera um fluxo de ar através do radiador.Portanto, evite o uso de radiadores como pontos de secagem, evite cobri-los com cortinas, tapá-los com móveis, entre outros. Uma vez que a eficácia do aquecimento diminui para 25% devido à ruptura do ciclo de convecção aumentando as necessidades de combustível equivalente à temperatura de conforto.

Purgar e verificar a instalação para o início da temporada.

Quando a temporada começar chame o seu técnico e tentar purgar correctamente os radiadores, especialmente aqueles que não dão calor uniformemente e fazem barulho. Basta abrir os parafusos de purga com uma chave de fendas ou uma moeda e um copo ou recipiente para recolher a água que sai.Se tem que encher com água normalmente deve chamar um técnico para verificar o sistema e caldeira.

Fechar persianas e cortinas à noite.

À noite é aconselhável baixar as cortinas e persianas, pois eles realizam um efeito de camada isolante que pode economizar até 5%, fazendo com que o calor armazenado nas paredes e móveis, durante o dia, seja devolvido à habitação ao longo noite.

Verifique as portas, janelas e acessórios.

Portas, janelas e caixas de persianas na sua casa são os pontos críticos que geram até 30% das perdas de transmissão e de infiltração.Deve verificar as juntas e veda-los a cada temporada; vai ajudá-lo a reduzir o consumo em sua casa.

Ajustar a temperatura da caldeira a um nível adequado.

As caldeiras estão geralmente nas águas sanitárias a uma temperatura de entre 55 ° e 60 °, o que significa que no inverno precisamos misturar água fria e quente na torneira do chuveiro para não queimar, assim desperdiçamos energia ao manter a água a uma temperatura excessivamente alta. A temperatura da água entre 47 ° e 50 ° é suficiente para uma casa. No verão, 45 °C seria suficiente. Cada 5 °C de diferença na temperatura da caldeira é de 4% do gasto de energia. 

Comentários
* O email não vai ser publicado no site.