Os incidentes nas instalações de gás são raros, mas fornecemos os meios necessários para evitar qualquer risco, portanto:
Acidentes de gás ocorrem normalmente devido a falta de manutenção e uso. O proprietário ou usuário da instalação é responsável pelo bom funcionamento.
Uma grande percentagem da população tem caldeira ou esquentador com “má” combustão e não estão conscientes disso. É muito importante saber que uma chama azul é um sinal de combustão adequada, mas, pelo contrário, uma chama cor laranja, que não queima de uniformemente, estará a realizar uma má combustão.
O local mais apropriado para a instalação de uma caldeira é o local que apresente todas as condições óptimas de ventilação. O instalador é obrigado a forçado a instalar o equipamento num local que atenda à regulamentação vigente.
A inspecção obrigatória pela empresa de gás é de cinco anos. Por sua vez, você deve executar uma inspecção e manutenção do forno, fogão ou caldeira de forma anual.
Quando as revisões são realizadas por um serviço técnico autorizado pela Indústria Representante as caldeiras são seguras. A vida útil média de uma caldeira é de 15 anos, embora até 30 anos, se tiver realizado correctamente manutenção.
Um termostato ambiente, será capaz de ajustar a temperatura da água a todo o momento, consequentemente economizará.Hoje em dia existem muitas marcas de caldeiras com vários modelos, isso significa que temos uma grande variedade que nos permite eleger a caldeira perfeita para nossa casa.As caldeiras comerciais domésticas podem ser classificadas em três faixas:
Nas casas até 110 m², com 23 KW de potência dará energia suficiente para realizar o aquecimento de toda a casa. A potência traduzida em aquecimento que obteremos, apenas significa que vai demorar mais tempo para aquecer os radiadores.Nota: Os valores apresentados não são assertivos, são uma aproximação dos reais para ter uma idéia da potência que você precisa.
Com as Caldeiras de condensação economiza 35% de energia em comparação com outras caldeiras convencionais. Note-se que estas caldeiras têm um preço mais elevado, mas apresentam mais economia. São uma solução muito eficaz a longo prazo.Este tipo de caldeira reduz em mais da metade as emissões de CO2 para a atmosfera, em comparação com outras caldeiras.Uma caldeira de condensação utiliza o calor dos condensados para voltar a aquecer a água, com o queimador em funcionamento na vertical os condensados caiem por gravidade para um sifão no fundo da caldeira para depois evacuar para o ralo.
O gás NOx (óxido de nitrogênio) afecta negativamente a atmosfera, o gás é libertado pela combustão de combustível na nossa caldeira.As caldeiras de baixo NOx funcionam a temperaturas baixas dentro da câmara de combustão , libertando menos óxido de azoto para a atmosfera, mas isto pode originar a caldeira a perder algum rendimento, pelo que recomendamos caldeiras de NOx 5, ou seja, o consumo de gás é equivalente às convencionais, mas emitem menos NOx, sendo mais económicas.As caldeiras de baixo NOx de nivel 5 são caldeiras de estanque, ou seja, utilizam o ar exterior da habitação para a combustão.
Uma boa manutenção de sua caldeira e seu circuito de aquecimento ajuda a reduzir o consumo, tanto quanto possível.Deve realizar uma revisão anual a sua caldeira e ao seu circuito de aquecimento no início de cada Inverno.
Pergunte ao seu técnico sobre o tipo de caldeira que tem instalada e o desempenho sazonal do mesmo, uma vez que é mais importante do que o desempenho instantâneo. Em caldeiras antigas geralmente não atinge 70%.Interesse-se por novas tecnologias nas caldeiras murais, baixo NOx ou condensação pois consegue poupanças significativas sobre caldeiras convencionais e ajudara o meio ambiente.Se a sua caldeira tem muitos anos, deve considerar a mudança imediata, não espere que falhe.Numa casa que consuma 1200 € de gás ao ano , uma caldeira de condensação é amortiza em cinco anos.
Verifique o tipo de controlo que tem instalado. Se acha que o seu relógio programador requer atenção continua para optimizar a temperatura. Recomendamos colocar ou substituindo-o por uma programação crono-termostato.Procure dispositivos com controlo PID proporcional derivativo, optimiza ainda mais o uso de sua caldeira. Consulte instaladores e técnicos autorizados de forma a evitar uma compra desadequada, pois nem todos os termostatos digitais programáveis são adequados.Verifique a localização do seu termostato. A localização ideal é numa parede em frente a um radiador, onde a circulação de ar é adequada, onde não haja luz solar directa, nem obstáculos que detenham a correta circulação do ar, como portas, cortinas, entre outros.Verifique a temperatura de aquecimento e água quente na caldeira. Colocar os radiadores de aquecimento a altas temperaturas consome mais energia sem ser útil para o seu conforto.Embora os modos “conforto” e “económico” (dia e noite), apresentem pequenas variações de 1-2 ° C são responsáveis por 10% de despesa adicional.
Normalmente controla a temperatura da sua casa através do termostato, o único elemento para todas as estâncias.Um elemento simples para controlo de temperatura dos quartos é uma válvula termostática do radiador. É um elemento que controla a temperatura ambiente, na própria chave do radiador, o que é facilmente ajustável usando uma escala de números que podem variar de 1-5.Aproveite antes do próximo Inverno e Outono e substitua as suas torneiras dos radiadores normais por torneiras termostáticas.Advertimos que não é verdade que um aquecimento gasta menos por estar ligado durante todo o dia.Não deve colocar a sua temperatura de conforto de aquecimento em regime contínuo (24 horas), o sistema ideal para a activação do aquecimento é durante os períodos de ocupação e uso durante o dia, aquecendo as paredes, móveis, pisos, tetos, janelas, portas, etc . Posteriormente esses materiais irão devolver o calor acumulado para o ambiente.
Os radiadores funcionam por convecção. O ar frio é mais denso e desce até ao chão, quando em contacto com a superfície quente do radiador rapidamente sobe para o teto da divisão.Este fenómeno é conhecido como uma convecção natural, e gera um fluxo de ar através do radiador.Portanto, evite o uso de radiadores como pontos de secagem, evite cobri-los com cortinas, tapá-los com móveis, entre outros. Uma vez que a eficácia do aquecimento diminui para 25% devido à ruptura do ciclo de convecção aumentando as necessidades de combustível equivalente à temperatura de conforto.
Quando a temporada começar chame o seu técnico e tentar purgar correctamente os radiadores, especialmente aqueles que não dão calor uniformemente e fazem barulho. Basta abrir os parafusos de purga com uma chave de fendas ou uma moeda e um copo ou recipiente para recolher a água que sai.Se tem que encher com água normalmente deve chamar um técnico para verificar o sistema e caldeira.
À noite é aconselhável baixar as cortinas e persianas, pois eles realizam um efeito de camada isolante que pode economizar até 5%, fazendo com que o calor armazenado nas paredes e móveis, durante o dia, seja devolvido à habitação ao longo noite.
Portas, janelas e caixas de persianas na sua casa são os pontos críticos que geram até 30% das perdas de transmissão e de infiltração.Deve verificar as juntas e veda-los a cada temporada; vai ajudá-lo a reduzir o consumo em sua casa.
As caldeiras estão geralmente nas águas sanitárias a uma temperatura de entre 55 ° e 60 °, o que significa que no inverno precisamos misturar água fria e quente na torneira do chuveiro para não queimar, assim desperdiçamos energia ao manter a água a uma temperatura excessivamente alta. A temperatura da água entre 47 ° e 50 ° é suficiente para uma casa. No verão, 45 °C seria suficiente. Cada 5 °C de diferença na temperatura da caldeira é de 4% do gasto de energia.